Nós

LuaNucci
Designer, ilustradora, amante de mate, acha que pode sobreviver na natureza sem nunca ter acampado e tenta aprender a montar cubos mágicos desde 1988.
Flávio Cescato
Designer, caligrafo, estudante de tipografia, amante de pistolas d'agua, nerd disfarçado e grande comedor de restos que os amigos não conseguem mais comer em restaurantes/lanchonetes.



PERGUNTAS FREQUENTES
Gostou do nosso trabalho e quer nos contratar? Separamos aqui algumas perguntas que sempre nos fazem. Caso ainda tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para nos mandar um e-mail. Ficaremos felizes em esclarecer qualquer dúvida!


Quanto vocês cobram?

É… essa pergunta é bem difícil de responder. Precisamos saber melhor o que você precisa, o tamanho do projeto e para que será usado. Nossos parâmetros básicos para fazer um orçamento incluem: tempo, tipo de trabalho, complexidade, uso e direitos de uso.


Vocês cobram por hora?

Normalmente não. Preferimos fechar um valor fixo com o cliente, assim ele fica ciente do nosso valor e ninguém tem surpresas no meio do caminho. Em alguns casos, quando o trabalho é mais complexo, acabamos fazendo uma planejamento por hora de trabalho.


Estou pensando em contrata-los, o que devo fazer?

É bem simples, você nos manda um e-mail e nós marcamos com você uma conversar sobre o seu projeto e necessidades. Podemos fazê-la ao vivo, por skype, hangout ou que for melhor para todos. Baseado nisso, elaboramos um orçamento detalhado para você.


Quanto tempo demora para fazer uma ilustração/lettering?

Esta é outra pergunta difícil de responder, tudo vai depender do projeto e complexidade. Basicamente, uma ilustração  demora em torno de duas semanas para ficar pronta, desde o conceito, até a entrega (digital). Esse tempo pode variar de acordo com o tempo de feedback e/ou revisões e da nossa carga de trabalho. Porém, sinta-se livre para perguntar. A gente acerta um prazo bom para todos. =)


E a diagramação de um livro?
Assim como nos outros casos, a diagramação de um livro também é variável. Ela depende da complexidade do livro, quantas páginas, se terá imagens, ilustrações, acabamentos especiais, tempo para o revisor, dentre outros fatores. Sabendo ao certo as necessidades do projeto, podemos calcular o valor dele e da diagramação por página. Recebendo o conteúdo final e editado do livro, podemos fazer um cálculo prévio de quantas páginas ele terá, porém o valor exato será apenas quando toda a diagramação estiver concluída.


Como funciona todo o processo?

Gostamos de manter tudo o mais casual e colaborativo possível. Depois de acertarmos os valores e prazos, nós assinaremos um documento contratual, para assegurar que estamos todos na mesma página quanto ao projeto, e estabelecer essa relação de trabalho. Esse documento normalmente contém uma breve descrição do trabalho e um planejamento de dias para as devolutivas dele.

Depois que parte contratual estiver pronta, podemos começar a parte divertida, o conceito. Isso normalmente funciona com conversas, brainstorms (procurar possibilidades e jogar na mesa o que vier! tudo é bem vindo!), rabiscos, esboços, pesquisa de referências para encontrar um caminho.

Quando o conceito está traçado, vamos passar uma segunda fase: os esboços. Esses já são mais direcionados, ou seja, mais próximos do resultado final. Com esses esboços aprovados, passamos para o digital.


Eu posso ter os direitos da ilustração ou do lettering?

Isso é outra coisa que temos que discutir e vai entrar no nosso contrato. Porém, se seu orçamento está mais apertado, podemos conversar sobre os direitos limitados e de uso da ilustração ou lettering, ou seja, limitar uma quantidade de peças onde eles são é aplicados ou o tempo de veiculação no mercado. Isso pode fazer o valor cair, dependendo do projeto.


Vocês fazem livros infantis?

Mas é claro! Livros infantis é uma das nossas paixões! Mas tenha em mente que contratar ilustradores tem sempre um valor, e no caso de um livro infantil são muitas ilustrações e dependendo também um projeto gráfico de diagramação. Vamos conversar, costumamos fazer “pacotes” de ilustração, o que abaixa o valor unitário! :)


Mais Dúvidas?

Obrigada por passar por aqui! E se você leu tudo isto, ficamos contentes que esteja mesmo interessado! Sinta-se à vontade para nos escrever, mesmo que seja apenas para bater um papinho!

luanucci@gmail.com | flaviocescato@gmail.com